Português  Español

Sobre a cidade

A cidade de Maceió localiza-se entre a Lagoa Mundaú e o Oceano Atlântico. Ocupa o terraço, feito pelo mar, na extremidade do tabuleiro que limita, ao Norte, a calha do antigo estuário do Rio Mundaú, e continua sobre uma língua de terra, que se junta a esse terraço e se afina para o Sudoeste, terminando no Pontal da Barra. Essa língua de terra, ou restinga, fechou o estuário, formando uma lagoa, e desviou a foz do rio para o Pontal. A cidade desenvolveu-se sobre essa formação alongada, merecendo, por parte de muitos estudiosos a denominação de “Cidade-Restinga”.

O tabuleiro, em cuja base a cidade iniciou, foi sendo povoado, surgindo a parte alta da cidade, sobre a área da Jacutinga, onde hoje é o bairro do Farol - assim denominado em função do farol instalado na parte alta da antiga Ladeira da Catedral, hoje Rua Dr. Osvaldo Sarmento. Hoje, o farol se encontra instalado no alto do Jacintinho.

MACEIÓ - Orgulho de ser a primeira cidade brasileira eleita CAPITAL AMERICANA DA CULTURA

A cidade de Maceió foi escolhida por um júri internacional como a Capital Americana da Cultura de 2002 entre dez finalistas. Capital do Estado de Alagoas, no nordeste do Brasil, Maceió é conhecida por suas belezas naturais. A orla marítima é toda enfeitada por coqueiros o que torna a paisagem ainda mais deslumbrante.

Destacam-se, também, as belezas naturais de suas praias urbanas, o patrimônio histórico da cidade, seu conjunto arquitetônico e sua infra-estrutura turística. Além de cidade-porto, Maceió é o ponto de convergência de estradas e o centro comercial mais importante do Estado.

Folguedos. Orgulho do nosso povo.

Maceió tem como característica uma cultura marcante. O artesanato - com destaques para os trabalhos com renda, palha, couro, madeira e cerâmica mostra o talento e a diversidade do povo local. Dentre as manifestações folclóricas, os folguedos: guerreiro, marujada, reisado, coco alagoano, dança de São Gonçalo e os toréis são os que mais se destacam. Folguedos são festas populares de caráter lúdico que se realizam anualmente, em datas determinadas.
 
Alagoas é o estado brasileiro com maior número de folguedos, somando mais de vinte.Os folguedos são formas de comemorar as festas populares, através de dramatizações e danças coletivas.Pela origem do povo alagoano, os folguedos têm suas raízes nas culturas européia, africana e indígena. Eles podem ter motivações tanto religiosas como podem também contar fatos históricos, que tenham marcado a vida e a memória do povo.

São registros vivos da história conhecidos por sua alegria. Parte de um folclore rico, cheio de lendas, fatos e personagens da imaginação. A beleza exuberante das manifestações folclóricas de Maceió impressiona e mostra porque os folguedos são muito importantes na formação cultural da cidade de Maceió.Vale a pena entrar na dança, participar da brincadeira e conhecer um dos mais belos focos das tradições populares no Brasil.

Fonte: http://www.juraemprosaeverso.com.br/HistoriasDasCidadesBrasileiras/HistoriaDaCidadeDeMaceio.htm

Fale Conosco

Contato

Fone

(82) 3231-8238

Secretaria